A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), promoveu no período de 22 a 24, uma formação para servidores do Centro de Internação de Adolescentes Masculino de Marabá (CIAM). Com o tema “Conceitos Básicos de Comunicação e Fotografia na Socioeducação”, o encontro teve como objetivo fazer com que os participantes refletissem sobre a importância do respeito nas relações sociais numa perspectiva transformadora, garantindo conforme a Lei do ECA Art. 17, o direito ao respeito que consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

A formação é uma das ações que compõem o plano de trabalho da Assessoria de Comunicação da Fundação, que visa direcionar os servidores dos direitos e deveres dos adolescentes e jovens em conflito com a lei, visando preservar sua imagem para uma nova perspectiva de vida, um novo recomeço após a medida. Além de ampliar de maneira responsável a visibilidade do trabalho que é desenvolvido em cada unidade de atendimento socioeducativo da Fasepa.

O encontro teve um enfoque motivacional e mais acessível às diretrizes que regem a socioeducação, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que foram adaptados para uma linguagem de fácil entendimento aos servidores, a fim de que compreendessem o conteúdo a partir de exemplos práticos do dia a dia. De acordo com a Fasepa, a intenção é alcançar um alinhamento de ações que resultarão em uma melhora qualitativa no atendimento aos socioeducandos, fortalecendo o trabalho socioeducativo.

Segundo Miguel Figueiredo, coordenador da Ascom Fasepa, “Nos preocupamos em colocar no plano de comunicação da fundação, uma oficina que pudesse instruir servidores estratégicos das unidades para entender com relação ao que é comunicação na socioeducação, como podem dar visibilidade ao trabalho que executam, e como fazer registros conforme o que preconiza o ECA e o Sinase, sem violar a lei, e dessa forma, garantindo a preservação da imagem dos socioeducandos”, ressaltou Miguel.

Miguel Figueiredo frisou ainda que “o respeito é fundamental dentro da socioeducação. Nesse sentido, é importante que os servidores saibam reconhecer e valorizar os direitos e deveres dos jovens atendidos”.

O objetivo da ação, além de instruir, é fazer com que os servidores também sejam parceiros da Assessoria de Comunicação da Fasepa, estreitando as relações e compartilhando as ações, os projetos e atividades, buscando uma perspectiva de avanço na divulgação responsável do trabalho executado diariamente no sistema socioeducativo.

A programação contou com palestra sobre direito de imagem, conceitos básicos de comunicação, e oficina prática de fotografia com celular, a metodologia foi pensada para facilitar a compreensão de todo o conteúdo planejado.  Carlos Williames da Ascom Fasepa ressalta que “A oficina na prática, tem o objetivo de orientar os servidores da (Fasepa) como fotografar na socioeducação, coletando o mínimo de informação para divulgação das atividades e eventos realizados. É claro, tudo que eles desejarem divulgar, precisará ser encaminhado para a Ascom Fasepa, tendo como um dos critérios obrigatórios, preservar a identidade dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa”, explicou Williames.

O gestor do Ciam Marabá, Flávio Marques, agradeceu a parceria com a Ascom e informou que “essa formação só enriqueceu o conhecimento dos servidores, esclarecendo dúvidas e instruindo as equipes de diversos setores da unidade, aperfeiçoando dessa forma o trabalho e respeitando o direito do socioeducando”, destacou o gestor.

A formação já foi realizada ao longo do ano com servidores da Sede Administrativa da Fasepa, unidades do município de Belém, Ananindeua e Benevides, encerrando o ciclo com a realização da ação para os servidores de Marabá, e Santarém, que será realizada no período de 11 a 15 de Dezembro de 2023.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)

Fotos: Carlos Williames (Ascom Fasepa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade