A conduta de Ética, sigilo profissional e segredo de Justiça foi tema de palestra realizada na última quarta-feira (10), no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoa (NGP) e Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS). O evento faz parte de ações de formação aos servidores da fundação.

O encontro teve o objetivo de orientar os servidores quanto à importância de sempre ter em mente princípios como: responsabilidade, integridade, humildade e comprometimento junto à fundação ao qual exerce sua função, além da compreensão sobre a importância das normativas institucionais.

As orientações ficaram sob a responsabilidade da Professora Mestre em Direitos Fundamentais, da Faculdade Pan Amazônica e Faculdade Paraense de Ensino (Fapan/Fapen), Ana Carolina Lima Silva e da Advogada da Diretoria de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, Anne Souza que garantiu orientações sobre “Normativas Institucionais da Fasepa”.

Segundo a advogada Anne Souza “os Atos Normativos ratificam o que a Constituição Federal de 1988, bem como as Leis Infraconstitucionais, especialmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), orientam sobre os processos a serem seguidos no Sistema Socioeducativo, por isso a importância de apresentar aos servidores lotados nas Unidades de Atendimento Socioeducativas os Atos Normativos com (Ordens de Serviços, Instruções Normativas, Portarias etc), tendo em vista que trazem regramentos, diretrizes e estabelece procedimentos acerca da execução a ser desenvolvida nas Unidades de Privação e Restrição da liberdade”.

A fundação segue os padrões éticos sociais, aplicando-as em suas regras internas para o bom andamento dos processos de trabalho, alcance de metas e objetivos. E o conceito de ética profissional proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que conduzem o seu comportamento e tomada de decisões em suas atividades, explicou Ana Carolina em sua palestra, disse também “que a pessoa precisa compreender o papel dela no Mundo, e neste caso, o servidor precisa entender a grandiosidade da tarefa que ele tem e que ele desempenha na sociedade” reforçou a professora.

As palestras promovidas aos servidores serão realizadas mensalmente, e de acordo com a Fasepa, tem a intenção de alcançar um alinhamento de ações que resultarão em uma melhora qualitativa no atendimento aos socioeducandos, fortalecendo o trabalho socioeducativo.

Texto e Foto: Dani Valente (Ascom Fasepa)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade