Na última sexta-feira (6), como parte das celebrações do Círio 2024, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em sua sede administrativa. O evento marcou o início da peregrinação da imagem durante o período que antecede o esperado Círio de Nazaré.
A recepção foi marcada por grande emoção e devoção. A celebração contou com uma missa presidida pelo Diácono Pedro Henrique Cató, que ressaltou a importância do Círio na vida dos paraenses. O momento musical, apresentado pelo servidor e músico Dirceu Bibiano, acrescentou uma dimensão especial à cerimônia, que foi prestigiada por servidores e dirigentes da Fasepa.
Para muitos servidores, o encontro com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no local de trabalho foi um momento de grande significado. Priscila Mastop, devota de Nossa Senhora, expressou sua alegria dizendo: “O momento é uma bênção que transborda o coração de paz. Receber a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no nosso ambiente de trabalho foi como um abraço materno que nos renova e mostra que não estamos sozinhos, mas que temos sua proteção em todos os momentos da nossa vida.”
Carlos Rodrigues, presidente da Fasepa, destacou a importância do evento para os servidores, “A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à sede da Fasepa é um momento de profunda importância para todos nós. A presença da imagem aqui, como símbolo da fé católica, é um marco da nossa tradição, um elo que nos une e nos fortalece em nossa caminhada diária. Neste momento de reflexão e gratidão, pedimos que Nossa Senhora de Nazaré interceda por cada um de nós, guiando-nos no cumprimento do nosso trabalho e fortalecendo nosso compromisso com os jovens que atendemos. Que a passagem da imagem traga bênçãos e a certeza de que, com fé, união e esforço coletivo, podemos continuar construindo um futuro melhor.”
O Círio de Nazaré 2024 está agendado para o segundo domingo de outubro (13). Este ano, a festa religiosa terá como tema “Perseverar na oração, com Maria, mãe de Jesus.” Durante o mês de setembro, a imagem peregrina visitará órgãos públicos estaduais e municipais, como é tradicional todos os anos.
Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)
Foto: Carlos Williames (Ascom Fasepa)