Certame oferta 67 vagas em diversos cargos mais cadastro reserva sendo 33 para o nível médio e 34 para o nível superior
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realizou neste domingo (06), as provas para o concurso público C-219 da Fundação De Atendimento Socioeducativo Do Pará (Fasepa), destinado ao provimento de vagas em cargos efetivos de níveis médio e superior. Cerca de 8 mil pessoas fizeram as provas para nível médio e nível superior.
O certame oferta 67 vagas, mais cadastro reserva, sendo 33 para o nível médio e 34 para o nível superior, em cargos como administrador, assistente administrativo, assistente social, monitor, pedagogo e psicólogo.
“Iniciamos este semestre com muitas oportunidades para aqueles que esperam ingressar no serviço público. O concurso público da Fasepa traz uma série de benefícios para o Estado do Pará, como fortalecer a economia local, reduzindo o desemprego e contribuindo para o crescimento sustentável da região. Além disso, ao selecionar candidatos qualificados e comprometidos, elevamos a qualidade dos serviços prestados à população, proporcionando melhores medidas socioeducativas para a integração social dos jovens e adolescente que estão em privação e restrição de liberdade”, disse Elieth Braga, secretária de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).
Para os candidatos, a prova foi um momento de muita tensão e expectativa. Alguns se prepararam durante meses para esse momento e esperam alcançar a tão sonhada vaga no serviço público.
Rosilene Leite está focada em se tornar servidora pública do Estado e contou que tem feito todos os concursos organizados pelo Governo do Pará. “Eu tenho feito várias provas para me tornar servidora pública do Governo do Estado, eu já sou concursada da prefeitura, mas meu objetivo de vida é ser concursada do Estado. O Governo valoriza bastante os seus servidores, tem uma remuneração muito boa, então estou com uma grande expectativa para essa prova. A estabilidade que um concurso proporciona é o que me motiva a estudar, os benefícios de ser concursado são enormes. Me inscrevi para pleitear uma vaga de monitora e me preparei bastante, acredito que consigo tirar uma boa nota”, contou a técnica de enfermagem.
De acordo com o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap), que é a instituição organizadora do certame, mais de 12 mil candidatos se inscreveram para fazer o concurso da Fasepa.
“O edital prevê vagas para cargos relevantes para as atividades da socioeducação do Estado do Pará e aqui na Fundação estamos desde já ávidos por receber os aprovados em nosso quadro funcional. Este certame tem o objetivo de preencher as vagas já existentes na legislação, e representam um fortalecimento da Fasepa. Quero agradecer à Seplad pelo esforço e pelo empenho na condução deste certame e desejo a todos os candidatos uma boa sorte”, falou Carlos Alberto de Andrade, presidente da Fasepa.
As provas tiveram questões objetivas, de múltipla escolha e redação, que exigiram conhecimentos específicos de cada área escolhida. Foram aplicadas no município de Belém (Região Metropolitana), Altamira, Marabá, Santarém, Itaituba e Redenção, com duração de cinco horas, das 8h às 13h para os cargos de nível médio e das 15h às 20h, para os cargos de nível superior.
“Eu sou temporário da Fasepa há 3 anos e desde que soube da possibilidade de um concurso para Fundação, comecei a estudar. São dois anos que estou focado nos estudos para essa prova. Então a possibilidade de me tornar efetivo do meu atual local de trabalho me motiva bastante, reforcei os estudos nos últimos meses e estou confiante que vou conseguir uma das vagas para monitor. Ser servidor efetivo do Estado se tornou um dos meus focos quando comecei a trabalhar na Fasepa. A estabilidade do concurso público e os benefícios são as maiores vantagens”, disse o administrador Ismael Assunção.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e as grades de resposta das provas discursivas estarão disponíveis no site da banca organizadora do concurso, a partir das 10h desta segunda-feira (07).
“É um grande sonho ser servidora do Estado do Pará, já tem um ano e oito meses que trabalho prestando serviços para o Banpará, trabalho como auxiliar de serviços gerais, e dentro do banco aprendi muitas coisas e fiquei mais por dentro de como me tornar uma servidora pública do Estado. Minha expectativa está muito boa para este concurso, espero que ocorra como planejado. Escolhi fazer o concurso da Fasepa por estar me graduando em Pedagogia e ter tudo a ver com a minha carreira. Creio em Deus que meu sonho de ser servidora pública estará próximo de se realizar! Não desisto nunca”, pontuou a candidata Kassandra Martins, estudante de pedagogia.
Critérios de nomeações – As nomeações estão condicionadas ao preenchimento dos requisitos estabelecidos no edital, sendo, à ordem final de classificação dos candidatos aprovados no concurso público, à necessidade de serviço e à disponibilidade orçamentária-financeira do Governo do Estado do Pará.
Texto: Bianca Buenaño (SEPLAD)
Fotos: Divulgação